domingo, 21 de novembro de 2010

Significados

 
         Estranho notar que não é necessário ter um significado. Já viu o tamanho do dicionário? Tenho em casa uma edição do Aurélio. É gigante. Enorme. E pra que? Tenho certeza que nunca vou olhar o significado de mesa em um dicionário.Pra que tantos nomes? Já leu todos?As pessoas tendem a minimizar uma coisa enchendo de significados.
        Há uma diferença entre o significado e o sentido. A diferença é o entendimento. O primeiro é o que realmente é. Já o segundo é o entendimento pessoal que cada um tem sobre o dito. Quantas vezes você já falou alguma coisa e a outra pessoa entendeu o oposto? É todo um processo. Depende da entonação, do olhar, do contexto. Qual o problema disso? O foco. Hoje é muito comum uma palavra ter vários sentidos, mas significado nenhum. O amor é muito minimizado por conta disso.
         No início de cada postagem eu coloco o significado de uma palavra. Porque? O que isso tem haver? É simples. O significado está se perdendo. O QUE? Sim. O significado está se perdendo. Não aqueles simples, como mesa, cadeira e computador. Mas os complexos. Cada um forma seu sentido, sua versão. Dependendo da cultura, da região, da pessoa a palavra assume contextos inesperados.
         Para mim, a palavra gentil tem um sentido. Na região Sul do Brasil... tem outro. Digamos que opostos. Isso não é ruim. Incentiva a interpretação. O problema não está no fato do sentido, mas na substituição. É importante ter sentido, desde que tenha um significado. Afinal, sem o significado de que adianta o sentido?


O que você acredita?

Um comentário:

  1. gostei
    isso quer dizer que eu agradei-me de, simpatizei-me, achei bom, me inclinei para...
    enfim

    muito bom.
    vlw

    ResponderExcluir